Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Sintomas de problemas no fígado

Postado em 03/01/2020



Algumas das causas comuns de problemas no fígado são o excesso de gordura neste órgão, que ocorre principalmente em pessoas com excesso de peso ou que não praticam atividade física, uso frequente e em excesso de bebidas alcoólicas, abuso de medicamentos e doenças como hepatite, cirrose, ascite, esquistossomose e hipertensão portal.

 

O diagnóstico de problemas no fígado é feito inicialmente por meio da avaliação dos sinais e sintomas pelo médico, que podem surgir como: inchaço e dor abdominal do lado direito da barriga, pele e os olhos amarelados e urina escura com cheiro forte. Depois, pode ser solicitado uma série de exames para avaliar o funcionamento do fígado, que recebe o nome de hepatograma.

 

O hepatograma corresponde a um conjunto de exames laboratoriais e de imagem que permitem saber se o fígado está funcionando ou não. Dentre os exames incluídos estão a dosagem de bilirrubina total, direta e indireta, albumina, lactato desidrogenase (LDH), gama glutamil transferase (GGT), TGO/ ALT, TGP/ AST e tempo de protrombina, além de ultrassonografia e tomografia.

 

Como é o tratamento?

O tratamento indicado pelo médico varia de acordo com a doença a ser tratada, no entanto nos casos mais leves pode ser recomendado apenas alteração na dieta. Por outro lado, nos casos mais graves, além da mudança na alimentação, pode também ser necessário tomar remédios que ajudem a diminuir a inflamação, colesterol e a glicemia, que são fatores que podem trazer ainda mais complicações para o fígado.

 

Além disso, deve-se conversar com o médico e saber se pode complementar o tratamento com remédios caseiros, como os feitos com boldo, alface ou alfazema.

 

Em caso de problemas no fígado, recomenda-se beber pelo menos 1,5 L de água por dia e consumir alimentos de fácil digestão e com pouca gordura, como peixes, carnes brancas, frutas, legumes, sucos naturais, queijos brancos e leite e derivados desnatados.

 

Além disso, deve-se preferir preparações cozidas, assadas ou grelhadas, evitando frituras, refrigerantes, biscoitos recheados, manteiga, carnes vermelhadas, salsicha, linguiça, bacon, chocolate e doces em geral, sendo também importante evitar o consumo de qualquer tipo de bebidas alcoólicas.

 

O gastroenterologista é o médico especialista mais indicado para o tratamento das doenças do fígado, e ele deve ser consultado se os sintomas persistirem, mesmo após as alterações na dieta.

 

O ASSIM SAÚDE dá dicas importantes para a prevenção de doenças.